Planejamento Pré-Gestacional
As crianças precisam de planejamento. Quando se trata desse tema, uma das primeiras coisas que vem à mente são as questões financeiras. No entanto, o planejamento da gravidez desempenha um papel vital para garantir uma gravidez saudável e desenvolvimento fetal normal. Nesse sentido, o primeiro passo é buscar orientação profissional.
O planejamento da gravidez deve começar cerca de três meses antes da intenção de conceber, com base em uma série de testes que avaliarão a saúde do casal.
Nas mulheres, o teste preventivo é feito para identificar condições que podem complicar a gravidez: diabetes, pressão alta, problemas pulmonares, doenças cardíacas e doenças da tireoide são as mais comuns.
Testes para identificar HIV e sífilis também estão sendo necessários, levantando preocupações entre os médicos sobre o aumento das infecções. Além disso, considere a obesidade ou mesmo o baixo peso ao planejar.
Planejamento Pré-Natal
O pré-natal é uma fase repleta de ansiedade e dúvidas. As futuras gestantes devem garantir sua saúde para poder conceber, compensar condições patológicas crônicas, realizar triagem preventiva e suplementação de ácido fólico para prevenir deformidades da coluna vertebral. Este suplemento é melhor iniciado 3 meses antes da gravidez.
Este também é um momento de muita conversa, buscando o conhecimento e o preparo do casal para lidar com a importância ímpar dessa etapa em suas vidas. Após a concepção, inicia-se o acompanhamento clínico, incluindo aconselhamento, exame físico e uma série de exames que visam garantir a saúde da gestante e do binômio mãe-bebê.
No exame pré-natal, incluindo exame sorológico, definição de grupo sanguíneo, hemograma e outros exames de soro. Um importante exame de imagem durante a gravidez é a ultrassonografia, que é realizada durante cada gestação com objetivos diferentes.
Acompanhamento de Gestação de Baixo e Alto Risco Obstétrico
A partir do momento em que a mulher se vê diante de um teste de gravidez positivo é preciso iniciar seu pré-natal. O acompanhamento médico é fundamental para identificar doenças na gravidez ou fatores de risco que a mãe e o bebê possam estar expostos e, consequentemente, tomar as medidas necessárias o quanto antes, visando garantir uma gravidez segura e tranquila.
O pré-natal é o momento que a mãe e a família daquela criança que está sendo gerada têm para tirar todas suas dúvidas, sejam elas tão simples como se pode tomar café ou se pode pintar o cabelo ou dúvidas mais complexas como as que dizem respeito a qual tipo de parto escolher.
Normalmente, o acompanhamento pré-natal é feito por meio de consultas mensais até a 32a semana ou 8o mês de gestação. Depois desse período, os encontros com a médica deverão acontecer com maior frequência devendo ser quinzenais ou semanais, dependendo de cada caso.
Isso é necessário porque o atendimento deve ocorrer de forma individualizada e de acordo com as necessidades e quadro clínico de cada paciente.
Parto Humanizado
Parto humanizado tem a ver com deixar a natureza fazer o seu trabalho, realizando o mínimo de intervenções médicas e deixando que a mulher assuma o seu protagonismo.
É assumir uma postura respeitosa quanto aos desejos e necessidades da mãe e do bebê, levando em conta sempre sua saúde e bem-estar.
O objetivo da assistência humanizada é deixar que o processo fisiológico de parir aconteça.